sábado, 25 de julho de 2020

BRUNO CANDÉ 1981-2020


Bruno Candé, actor, 39 anos, foi morto com quatro tiros disparados à queima-roupa na Avenida de Moscavide. Aconteceu hoje por volta da uma da tarde.

O autor dos disparos, um homem branco, foi neutralizado por populares e entregue à PSP. O caso está a ser investigado pela PJ. Em consequência do grave acidente de bicicleta que o deixou em coma vários meses, Bruno Candé, natural da Guiné-Bissau, tinha grandes limitações de mobilidade desde 2017.

Segundo um comunicado da família, «O assassino já o havia ameaçado de morte três dias antes, proferindo vários insultos racistas. [...] Face a esta circunstância, fica evidente o carácter premeditado e racista deste crime hediondo.»​

Entretanto, a actriz Marta Félix disse ao PÚBLICO: «Terá havido uma discussão na quarta-feira [dia 22] depois de o homem ter tropeçado na cadela do Bruno, da qual era inseparável e que foi importante na sua recuperação. O homem terá ameaçado o Bruno de morte e, hoje, quando ele estava numa esplanada na avenida principal de Moscavide, onde ia assiduamente, o homem avistou-o, terá ido pouco depois a casa buscar uma arma, e disparado quatro tiros

Bruno Candé formou-se no Chapitô e pertencia à Casa Conveniente, de Mónica Calle, companhia de teatro onde se estreou com A Missão. Memórias de uma Revolução (1979), de Heiner Müller. Actualmente participava num workshop da companhia. Deixou mulher e três filhos menores.

Imagem: BlogOperatório. Clique.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

CESOP


Sondagem do CESOP da Universidade Católica para a RTP e o Público, divulgada hoje.

PS alarga vantagem sobre o PSD. BE e CHEGA empatados, porque a extrema-direita sobe de 1,4% para 7%.

PS 39% / PSD 26% / BE 7% / CHEGA 7 % / CDU 6% / CDS 3% / PAN 3% / IL 3%

Imagem: Público. Clique.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

O CORREDOR DE BORIS

Parece estar por dias a mudança de agulha do Governo britânico em matéria de corredores aéreos. Dito de outro modo: os viajantes oriundos de Portugal (cidadãos britânicos incluídos) vão deixar de ter de cumprir quarentena à chegada ao UK. Esta é a versão oficial. Porque ninguém, oriundo de Portugal, foi sujeito ao vexame.

Esta treta nunca funcionou. Conheço gente que foi (nos últimos 15 dias) de Lisboa para Londres e Oxford e ninguém lhes ligou peva à chegada. Alguns são portugueses em viagem de férias.

Tudo não passou de uma directiva não respeitada? Com que intuito? Para além de desviarem a inglesada com destino ao Algarve, propósito foleiro, não vejo outro.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

GARANTIR MÍNIMOS


Sem a persistência de Merkel, Macron e Ursula não teria havido, como houve, acordo ao fim de quatro dias. Aqui os vemos aos três, anteontem, numa das muitas reuniões que fizeram.

Por volta de Junho de 2021, se tudo correr bem, Bruxelas começa a distribuir o dinheiro do Fundo de Recuperação, ou seja, 750 mil milhões de euros, dos quais Portugal tem direito a 15,3 mil milhões.

Mas desengane-se quem julgue que o dinheiro é para o SNS ou para pagar layoffs. O fundo aprovado visa apoiar a economia real. Dito de outro modo: evitar que colapsem os sectores essenciais da economia.

Como disse o príncipe de Salina, Alguma coisa terá de mudar para que tudo fique na mesma.

terça-feira, 21 de julho de 2020

REBOTE


E, de repente, Espanha voltou a ocupar um lugar cimeiro no ranking Covid-19.

Actualmente conta com 17,64 casos por cada cem mil habitantes.

O gráfico é do ABC, a partir dos dados oficiais. Clique para abrir.

DEAL


Tudo está bem quando acaba bem? Ia alta a madrugada quando o Conselho Europeu deu por aprovados o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, no valor de um bilião e 74 mil milhões de euros, bem como o Fundo de Recuperação (um pacote extraordinário de 750 mil milhões de euros) para fazer face à pandemia entre 2021-2026.

Entre os dois, Portugal tem direito a receber um total de 45,1 mil milhões de euros: 29,8 do QFP e 15,3 do Fundo.

Imagem: tuíte do primeiro-ministro. Clique.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

FUMO BRANCO?


Terá sido nesta reunião, que juntou Merkel com Conte, Mitsotakis, Macron, Costa e Sánchez que ficou decidido o pacote final de 750 mil milhões de euros? Ou seja, 390 mil milhões a fundo perdido e 360 mil milhões em empréstimos. Contrapartida: os frugais passarão a pagar contribuições mais baixas.

Salvo percalço de última hora, o montante destinado a Portugal será de 15,3 mil milhões de euros, a disponibilizar entre 2021 e 2026.

Parece muito, mas não é. Isso mesmo sublinhou o primeiro-ministro: «Para já, serve...» (mas tudo dependerá da dimensão da crise). A ver vamos. Daqui até Janeiro muita água passará sob as pontes.

Imagem: Twitter de Mitsotakis. Clique.

VERGONHA

O que está a passar-se no Conselho Europeu é uma vergonha. Como disse António Costa, e bem, são cada vez mais os países que não se reconhecem nesta “união europeia”. Querem apenas o mercado comum.

Ontem, terceiro dia, realizaram-se sessões bilaterais durante dezoito horas consecutivas. O plenário voltou a reunir às 05:45 da manhã de hoje, sendo interrompido pouco depois. Charles Michel agendou nova reunião para as quatro da tarde, hora de Bruxelas.

A opinião pública anda entretida com frioleiras porque o tecto só nos (aos europeus) vai cair em cima no Outono, quando for evidente a ineficácia dos paliativos layofianos e outros que tais.

Esperar para ver.

domingo, 19 de julho de 2020

AXIMAGE


Sondagem da Aximage para a TSF e o Jornal de Notícias, divulgada hoje.

Clique na imagem.