quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

COSTA


O jornal americano Politico fez a lista das 28 personalidades mais influentes da Europa. António Costa está em 9.º lugar. Porque:

«O primeiro-ministro português, um socialista bem-sucedido, está a moldar, agitar e fazer mexer a Europa. Ao contrário de outros socialistas manchados pela associação a tempos difíceis, Costa conseguiu apresentar-se como um campeão da mudança, capaz de mudar a página da austeridade. Ele teve a capacidade extraordinária de conseguir equilibrar as exigências da esquerda para reverter as medidas austeras da recessão com uma mudança cautelosa, que agradou aos investidores estrangeiros e aos parceiros de Portugal na zona euro

Para quem não sabe, o Politico, fundado em 2007, tornou-se a Bíblia do jornalismo político de referência, com influência planetária.

A imagem mostra 12 das 28 personalidades. Clique.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

AMOS OZ


Hoje na Sábado escrevo sobre Entre Amigos, de Amos Oz (n. 1939). Ninguém melhor que o autor para nos contar o quotidiano de um kibutz. É isso que volta a fazer, de forma admirável, neste romance. Amos Oz é um israelita não alinhado com a actuação do Governo, uma voz incómoda para o establishment, defensor da solução dos “dois Estados”, um deles palestiniano. A vida de um kibutz é uma realidade que conhece bem: aos catorze anos, dois após o suicídio da mãe, foi para o kibutz de Hulda, modelo plausível para o Ykhat do livro. A acção das oito narrativas decorre nos anos 1950, os da fundação de Israel, uma era de contradições que o autor explora com detalhe e elegância. Problemas individuais vividos num caldo de cultura comunitária, de raiz marxista, tais como saber se a guarda nocturna de bebés deve caber aos pais ou a todos os membros do kibutz. Temas aparentemente “naturais”, como seja a crueldade dos pré-adolescentes, são descritos com nitidez gráfica. De certo modo, pode dizer-se que Entre Amigos é um bildungsroman, não de um personagem em particular, mas de uma comunidade unida por laços de sobrevivência. Cinco estrelas. Publicou a Dom Quixote.

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

XEQUE-MATE


Pablo Llarena, juiz do Supremo Tribunal de Espanha, notificou a Bélgica da cessação imediata dos mandatos de prisão contra Puigdemont, Antonio Comín, Lluís Puig, Meritxell Serret e Clara Ponsatí. Deste modo, a justiça espanhola põe termo ao imbróglio de saber se os crimes de que estão acusados têm correspondência no quadro jurídico belga. Por exemplo, o crime de rebelião.

Caso Bruxelas extraditasse os fugitivos com ressalva desse crime, os tribunais espanhois ficavam impedidos de os julgar à luz do delito. Dito de outro modo, ficavam numa situação de privilégio face aos companheiros que permanecem em Espanha.

Podem portanto continuar na Bélgica, ou ir para outro país que os aceite. Se regressarem a Espanha são presos na fronteira.

Na imagem, primeira das nove páginas do auto. Clique.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

CENTENO PRESIDE AO EUROGRUPO


Mário Centeno foi hoje eleito presidente do Eurogrupo, cargo que exercerá a partir do próximo dia 13 de Janeiro, em acumulação com o de ministro das Finanças de Portugal. Ver Centeno a suceder a Dijsselbloem sob o aplauso da UE, ultrapassa a twilight zone mais fantasmática.

Clique na imagem.

domingo, 3 de dezembro de 2017

SINISTRO


O governo do Estado do Rio de Janeiro pretende expulsar da cidade os sem-abrigo que tomaram conta dos passeios, largos e jardins dos bairros da zona Sul (Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado), improvisando barracas onde vivem. São cerca de 20 mil as pessoas afectadas com a possibilidade de serem repatriadas para as cidades e vilas de origem, no âmbito do programa estatal De Volta à Terra Natal.

Clique na imagem.