sábado, 9 de julho de 2016

PETIÇÃO IMPROCEDENTE

Os britânicos que subscreveram a petição com vista a um segundo referendo, receberam ontem a resposta do Parlamento:

«The act was scrutinised and debated in parliament during its passage and agreed by both the House of Commons and the House of Lords. The act set out the terms under which the referendum would take place, including provisions for setting the date, franchise and the question that would appear on the ballot paper. The act did not set a threshold for the result or for minimum turnout. The prime minister and government have been clear that this was a once in a generation vote and, as the prime minister has said, the decision must be respected. We must now prepare for the process to exit the EU and the government is committed to ensuring the best possible outcome for the British people in the negotiations. [...] Debates in Westminster Hall do not have the power to change the law, and could not trigger a second referendum

Síntese para quem não lê inglês: A petição foi analisada e debatida pela Câmara dos Comuns e pela Câmara dos Lordes. / A lei não estabelece um limite mínimo de participação ou aprovação. / O primeiro-ministro e o Governo deixaram claro que a votação seria única e o resultado respeitado. / Temos agora de iniciar as negociações para a saída da UE nas melhores condições para o povo britânico. / Westminster não tem o poder de mudar a lei e não poderia desencadear um segundo referendo.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

EUROSONDAGEM


Maioria de Esquerda = 52,5%. Desceu 0,8% relativamente a Junho. Em matéria de popularidade, Marcelo e António Costa continuam no topo. Clique na imagem do Expresso para ler melhor.

THERESA OU ANDREA?


Uma destas mulheres será a próxima primeira-ministra do Reino Unido. Após as Primárias, terminadas ontem, os militantes do Partido Conservador britânico vão votar numa delas.

À direita da imagem, Theresa May, 59 anos, ministra do Interior, favorita do establishment, parte com vantagem. À esquerda, Andrea Leadsom, 53 anos, ministra da Energia (com uma sólida carreira no mundo da alta-finança), defensora do Brexit, goza de grande apoio popular. A ver vamos. Dia 9 de Setembro saberemos quem sucede a Cameron.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

PATTI SMITH


Hoje na Sábado escrevo sobre M Train, de Patti Smith (n. 1946), mais conhecida como cantora e poeta, mas também autora de obras memorialísticas. Por exemplo, Apenas Miúdos, vencedor do National Book Award, dá conta do relacionamento com Robert Mapplethorpe. M Train é o road map de uma vida marcada pelos artistas, lugares, obras e autores que Patti amou, fixando-os numa série de ensaios que estabelecem entre si um fio condutor. Um desses textos recupera a visita atribulada à extinta colónia penal de Saint-Laurent-du-Maroni onde Genet gostaria de ter estado preso. O móbil era oferecer-lhe pedras e um pouco de terra apanhada no local. Episódios rocambolescos pontuam o relato dessa viagem à Guiana Francesa. A escrita corrida leva-nos a lugares improváveis, como seja um hotel da Cidade do México especializado em sushi. Ícones dos seventies, como Mishima, Pasolini e Frida Kahlo, integram a galeria de autores citados. Bolaño e Murakami também. Até tu, Patti?, perguntará o leitor de A Useless Death (1972). Num registo diferente, “O Sonho de Alfred Wegener” é do melhor que o livro tem. Helder Moura Pereira traduziu. O volume está ilustrado com fotos alusivas. Três estrelas e meia.

terça-feira, 5 de julho de 2016

COITUS INTERRUPTUS

Sanções tornou-se o santo-e-senha dos media que andam há meses a abrir telejornais e a estampar manchetes com o tema das sanções por défice excessivo (o que significa penalizar o excercício de 2015, que o mesmo é dizer as contas de Passos & Maria Luís). Hoje era o Dia D. Mas, azar supremo dos corifeus, a Comissão Europeia decidiu não sancionar Portugal pelo incumprimento de 0,2%.

CONTRA AS PRAXES

O Público divulga hoje uma carta aberta dirigida a todas as instituições de Ensino Superior, instando-as a promover «atividades de receção e de integração» dos caloiros, que sirvam de alternativa às praxes. Sou um dos cem signatários, e comigo estão outros escritores, músicos, cineastas, actores, professores universitários (a classe mais representada), jornalistas, investigadores, ilustradores, médicos, magistrados, dirigentes associativos, etc., bem como deputados do PS, PSD, BE, CDS e PAN.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

TÂMEGA CINÉTICO

É hoje inaugurado em Longras, numa das margens do rio Tâmega, o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso. Desenhado por Siza Vieira, o edifício custou oito milhões de euros. É propriedade da Câmara de Chaves, que vai gerir o museu, embora ainda não saiba como o vai fazer, nem sequer se virá a contratar um director artístico. Nadir Afonso (1920-2013) pintou até morrer, mas a retrospectiva da sua obra, da responsabilidade de Bernardo Pinto de Almeida, termina em 1976.

REGO EM CASA DELE


Diz o Público — «O director do Museu da Presidência, um historiador de 45 anos, gostava de mostrar a obra aos amigos que o visitavam, a quem garantia que o quadro tinha sido uma oferta da artista. »

O jornal deve ter o telefone da pintora. Já lhe perguntaram se é verdade? Clique na imagem.

domingo, 3 de julho de 2016

OS JORNALISTAS VIVEM NA LUA?


Destaque nos media para uma iniciativa do CDS sobre «a criação» de um suplemento de reforma. O projecto chega ao Parlamento esta semana. A criação?

E nenhum jornalista foi capaz de confrontar Assunção Cristas com o facto de existir há vários anos legislação sobre suplementos de reforma nos exactos termos que o CDS defende? Então o que é o Regime Público de Capitalização da Segurança Social, em vigor desde 2008 (Decreto-Lei n.º 26/2008, de 22 de Fevereiro), senão um instrumento de gestão de suplementos de reforma, mediante contribuições para um fundo de capitalização público?

Neste momento é facultativo. Cristas quer que seja obrigatório? Mas, se for assim, trata-se de alterar o âmbito da lei. Não se pode criar o que já existe. A imagem é cá de casa. Clique nela.

TORIES

Começa depois de amanhã a inscrição oficial dos apoiantes de cada um dos cinco candidatos à liderança do Partido Conservador britânco. Um deles será, a partir de Setembro, o sucessor de Cameron. Theresa May, 59 anos, ministra do Interior, é para já a favorita. Conta com 103 apoiantes assumidos. Theresa declarou apoiar o Bremain, mas não participou na campanha. E no day after deixou claro: «Brexit significa Brexit.» Michael Gove, 48 anos, Lord Chancellor e ministro da Justiça, o mais histérico defensor do Brexit, tem apenas 23 apoiantes. A seguir vem Stephen Crabb, 43 anos, homófobo, ministro do Trabalho e Segurança Social, único membro do Governo oriundo da working class, defensor do Bremain (mas considerando o Brexit uma excelente oportunidade para refundar o país), veio agora dizer que votou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo por convicções religiosas. Mr Crabb tem 22 apoiantes. Andrea Leadsom, 53 anos, ministra da Energia, defensora do Brexit, tem 20 apoiantes. E Liam Fox, 54 anos, médico, antigo ministro da Defesa, defensor do Brexit, tem 9 apoiantes. Como é natural que haja desistências, a ver vamos como se distribuem os votos.