sábado, 19 de junho de 2021

MARCHA CANCELADA


Após parecer desfavorável da DGS entregue ontem ao início da noite, no termo de dois meses de contactos entre as partes, a comissão organizadora da marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa decidiu cancelar a Marcha agendada para este sábado, a 22.ª desde que o evento se realiza.

Reunidos depois das 21h, os representantes das catorze organizações que compõem a comissão organizadora da marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa lamentam a «desconsideração pelas sucessivas tentativas de contacto para planeamento duma marcha política segura, e ainda um profundo desconhecimento sobre a sua natureza e o que esta representa para a nossa comunidade

A decisão apanha de surpresa dezenas de activistas vindos de todo o país, neste momento impedidos de sair da área metropolitana de Lisboa.

Clique na imagem.

sexta-feira, 18 de junho de 2021

INVASÃO DE PRIVACIDADE

O envio de dados pessoais de activistas políticos às representações diplomáticas estrangeiras é uma prática indigna de um Estado democrático.

O procedimento acabou em Abril deste ano, mas vem do tempo dos governos-civis (extintos em 2011), órgãos da Administração Pública que representavam o Governo da República nos vários distritos.

Ontem, na apresentação das conclusões preliminares da auditoria interna, Fernando Medina explicou tudo com detalhe. Resumindo muito: desrespeitando normas fixadas por António Costa, quando o primeiro-ministro era o edil da cidade, a Câmara de Lisboa continuou a proceder como no tempo de António Galamba, governador-civil de Lisboa até 2011. Entre a documentação entregue aos media, constam cópias de faxes do governo-civil galambino enviados às embaixadas da Guiné-Bissau e de Israel. Não era com certeza o único, outros fariam o mesmo, mas mais valia estar calado.

Entretanto, Medina comunicou a exoneração de Luís Feliciano, responsável pela Protecção de Dados da CML, bem como a extinção do Gabinete de Apoio à Presidência, transferindo as suas competências para a Polícia Municipal.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

AML COM RESTRIÇÕES À CIRCULAÇÃO


Entre as 15:00 de sexta-feira e as 06:00 de segunda-feira, pode-se circular na Área Metropolitana de Lisboa, mas não entrar ou sair

Começa já amanhã. Pode prolongar-se por vários fins-de-semana.

Os dezoito concelhos abrangidos: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, LISBOA, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Clique na imagem.

OLHA SE NÃO FIZESSE


Concelho de Lisboa: mais de sete mil testes por cada cem mil habitantes, ou seja, quase tantos como as outras regiões do país, todas somadas.

Clique na imagem do Público.

domingo, 13 de junho de 2021

MERÍCIA


UM POEMA POR SEMANA — Para hoje escolhi Nasceu Um Menino Morto» de Merícia de Lemos (1913-1996), poetisa expatriada e, portanto, esquecida.

Natural da cidade da Beira, Moçambique, veio para Portugal em 1929 a fim de prosseguir estudos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1941 publicou o primeiro livro, Mar Interior. Em 1945 partiu para Paris, onde viveu até morrer. Com capas e hors-texte de Vieira da Silva, Dacosta, Cícero Dias e outros, os seus livros foram publicados na Guimarães, na Ática, na Imprensa Nacional, etc., mas também na Pierre Seghers, de Paris.

Tendo privado com a intelectualidade francesa do seu tempo, viajou por todo o mundo, colaborou na Seara Nova e outras publicações de prestígio. Interessada em artes plásticas — frequentou a École du Louvre —, foi, na capital francesa, durante meio século, antiquária.

O poema desta semana pertence a Rosa Rosae (1958). A imagem foi obtida a partir do 1.º volume da Terceira Série de Líricas Portuguesas, a mítica antologia organizada por Jorge de Sena, publicada pela Portugália [este primeiro volume] em 1972.

[Antes deste, foram publicados poemas de Rui Knopfli, Luiza Neto Jorge, Mário Cesariny, Natália Correia, Jorge de Sena, Glória de Sant’Anna, Mário de Sá-Carneiro, Sophia de Mello Breyner Andresen, Herberto Helder, Florbela Espanca, António Gedeão, Fiama Hasse Pais Brandão, Reinaldo Ferreira, Judith Teixeira, Armando Silva Carvalho, Irene Lisboa, António Botto, Ana Hatherly e Alberto de Lacerda.]

Clique na imagem.