terça-feira, 5 de janeiro de 2021

JOÃO CUTILEIRO 1937-2021


Vítima de enfisema pulmonar, morreu esta manhã o escultor João Cutileiro. Natural de Lisboa, frequentou a Escola Superior de Belas Artes e a Slade School of Art de Londres. Viveu na Inglaterra entre 1955 e 1970.

No regresso a Portugal radicou-se em Lagos, mas em 1985 transferiu-se para Évora. Antigo militante do PCP, é autor do Monumento ao 25 de Abril colocado no alto do Parque Eduardo VII. Contudo, a sua obra mais emblemática é a estátua de D. Sebastião (1973), da Praça Gil Eanes, de Lagos, verdadeiro ex-libris da cidade algarvia. É também de sua autoria o busto de Natália Correia (1999) que se encontra na Assembleia da República.

Ao longo da carreira expôs em várias cidades e países, sobretudo em Lisboa, no Algarve e no Alentejo, mas também na Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, em Macau e nos Estados Unidos. Parte da sua obra foi exposta em Lisboa, numa grande retrospectiva organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em 1990.

Além de Lisboa e Lagos, estatuária sua encontra-se em diversas cidades portuguesas. Em 2018, Cutileiro doou o seu espólio (mais de 900 obras) ao Estado, parte das quais serão expostas no próximo mês de Maio em Vila Nova de Foz Coa.

Doutorado honoris causa pelas Universidades de Évora e Nova de Lisboa, foi também agraciado com a Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Tinha 83 anos e estava internado no Hospital Pulido Valente, em Lisboa. Era irmão do embaixador José Cutileiro, falecido em 2020.

Clique na imagem.