sábado, 20 de junho de 2020

PEDRO LIMA 1971-2020


Foi esta manhã encontrado morto o actor Pedro Lima. O corpo foi descoberto na praia do Abano, no Guincho.

Natural de Luanda, o actor tinha dupla nacionalidade, tendo representado Angola como nadador nos Jogos Olímpicos de 1988 e 1992.

Em 1997 tornou-se actor, tendo interpretado peças de Beckett, Strindberg, Mamet, Tchekov, Stoppard, Fosse (este sob direcção de Jorge Silva Melo), etc., mas foi como actor de novelas e séries de televisão que o grande público fixou o seu nome. Dos filmes que protagonizou destacaria O Contrato, de Nicolau Breyner (2009), Quarta Divisão, de Joaquim Leitão (2013), e A Uma Hora Incerta, de Carlos Saboga (2015). Pedro Lima deixa cinco filhos. Tinha 49 anos.

Clique na imagem.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

ESPANHA CORRIGE


Sem explicações, o ministério espanhol da Saúde passou de 27.136 mortos por Covid-19 (número do boletim das 11 da manhã) para 28.313 mortos por Covid-19 no boletim das duas da tarde.

São portanto mais 1.177 mortos, quase o triplo dos 460 que o ABC e outros jornais apontavam como não registados.

Como os 1.177 não morreram todos ontem, temos uma média diária de 98 mortos nos últimos doze dias, em vez das zero mortes anunciadas desde o passado dia 7.

Imagem: El País. Clique.

INTERCAMPUS & AXIMAGE


Foram hoje divulgadas duas sondagens, uma da Intercampus, no Correio da Manhã e no Negócios, outra da Aximage, no Económico. Ambas colocam o Partido Socialista no limiar da maioria absoluta.

INTERCAMPUSPS 40,3% / PSD 24,1% / BE 9,8% / CHEGA 6,8% / CDU 6,2% / CDS 4,1% / PAN 3,1% / IL 1,9%

AXIMAGEPS 39,9% / PSD 25,8% / BE 8% / CHEGA 5,3% / CDU 4,9% / PAN 4,3% / IL 1,4% / CDS 1,2%

Imagem do Negócios. Clique.

A FARSA


Desde o passado dia 7 que Espanha não declara mortes por Covid-19. O contador parou nas 27.136 mortes ocorridas até dia 6. E o boletim oficial divulgado há minutos, reportado às 18 horas de ontem, mantém esse número.

Mas o jornal ABC põe tudo em pratos limpos: verificaram-se, nos últimos doze dias, 460 mortos por Covid-19.

Consta em Madrid que, ainda hoje, o Governo de Sánchez dará a conhecer a realidade congelada no passado dia 7. A ver vamos.

A economia tout court, e o turismo em particular, explicam muita coisa.

Imagem: jornal ABC. Clique para ler melhor.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

EXPANSÃO DO METRO


Por decisão tomada hoje, a Comissão Europeia autorizou a reafectação de 83 milhões de euros do Fundo de Coesão às obras de expansão do Metro de Lisboa, entre o Rato e o Cais do Sodré. O Governo português já adjudicou as obras há três meses.

Imagem: Enric Vives-Rubio para o Público. Clique.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

ORÇAMENTO SUPLEMENTAR APROVADO

O Orçamento Suplementar ao OE 2020 foi esta tarde aprovado na generalidade, com os votos a favor do PS.

PSD, BE, PCP, PEV, PAN e JKM abstiveram-se. Votaram contra o CDS, a IL e o CHEGA.

A votação final global será no próximo 3 de Julho.

terça-feira, 16 de junho de 2020

ÓSCARES 2021 ADIADOS


Por decisão do Departamento de Saúde Pública do condado de Los Angeles, foi adiada de 21 de Fevereiro para 25 de Abril a 93.ª cerimónia de atribuição dos Óscares 2021. A Academia de Hollywood [Academy of Motion Picture Arts and Sciences] anunciará em 15 de Março de 2021 a lista dos indigitados.

Desde a sua fundação em 1929 é a 4.ª vez que a cerimónia tem de ser adiada. Desta vez por causa da pandemia. Não esquecer que os Estados Unidos têm actualmente 2,2 milhões de infectados e 120 mil mortos por Covid-19.

DECISÃO HISTÓRICA

Por 6 votos contra 3, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos decidiu ontem que a Lei dos Direitos Civis de 1964 inclui os trabalhadores gays, bissexuais e transgénero. Por estranho que pareça, só agora, ao fim de meio século de activismo, a Lei de 1964 abrange gays, bissexuais e pessoas transgénero. Dito de outro modo: a discriminação por sexo passa doravante a incluir a orientação sexual e a identidade de género.

Até anteontem, em mais da metade dos Estados, era possível despedir trabalhadores com base na sua orientação sexual, como aliás tem acontecido com homens e mulheres que casaram com parceiros do mesmo sexo.

Neil Gorsuch, nomeado por Trump após acesa controvérsia, foi um dos dois juízes conservadores que votaram a favor, deixando estupefactos os seus apoiantes nos círculos ultramontanos. O outro foi John Roberts, Chief Justice of the United States. Garantindo a maioria, ambos se juntaram aos liberais Elena Kagan, Ruth Bader Ginsburg, Sonia Sotomayor e Stephen G. Breyer.

Ao tomar conhecimento do acórdão, Trump confirmou estar surpreendido, sobretudo com o voto de Gorsuch, mas que as decisões do Tribunal são para cumprir.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

CENTENO


Mário Centeno, 53 anos, professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, deixou hoje o cargo de ministro de Estado e das Finanças que ocupava desde 26 de Novembro de 2015. Presidente do Eurogrupo desde 4 de Dezembro de 2017, manterá essas funções até ao próximo 13 de Julho.

Depois, mas ainda em Julho, tudo indica que ocupará o cargo de Governador do Banco de Portugal, a cujo quadro pertence desde 2000.

Licenciado em Economia pelo ISEG, mestre em Matemática Aplicada pela Universidade de Lisboa, doutorado em Economia por Harvard (USA), Centeno tem integrado os conselhos de governadores de diversos organismos internacionais, tais como, entre outros, o Banco Mundial, o European Investment Bank, o African Development Bank, o European Bank for Reconstruction and Development, a Multilateral Investment Guarantee Agency e a Inter-American Investment Corporation.

A Direita, bem como uma certa Esquerda, nunca lhe perdoará ter posto as contas certas e metido no bolso a maioria dos ministros das Finanças que passaram pelo Terreiro do Paço nos últimos cem anos.

Clique na imagem.

JOÃO LEÃO


João Leão, 46 anos, sucessor de Centeno, acaba de tomar posse como ministro de Estado e das Finanças.

Clique na imagem.

domingo, 14 de junho de 2020

VIEIRA


Passei grande parte do dia de ontem a reler Vieira, embrenhado na sua visão messiânica da História. Afinal, o Quinto Império é o Leitmotiv central da filosofia portuguesa.

Abri os volumes ao acaso, utilizando a edição que se vê na imagem, não por ser a mais recente, mas por se encontrar em melhor estado que as vindas de Moçambique.

E fiquei a pensar no pichamento da estátua existente no Largo Trindade Coelho, defronte da Igreja de São Roque. O mamarracho é muito mau (como grande parte da estatuária portuguesa), mas a sua vandalização não leva a lado nenhum.

Isto dito: não faz sentido ter encomendado e construído a obra em 2017, nem faz sentido ter aquilo numa zona nobre da cidade. Mas ainda faz menos sentido macaquear purgas alheias.

Acção directa da extrema-direita para comprometer a Esquerda? Simples patetice?

Clique na imagem.