domingo, 6 de dezembro de 2020

BA LEILOA


O leilão da British Airways é o retrato cru destes dias de incerteza. Com cerca de seis mil milhões de euros (aliás 5,1 mil milhões de libras) de prejuízo entre Janeiro e Setembro, a companhia britânica está a leiloar, desde o mês passado, as baixelas e outros acessórios que usava nas primeiras classes.

Com a redução brutal da frota, do número de voos e das rotas de destino, o cancelamento da encomenda de 68 novos aviões, e a saída de cena do 747, a companhia viu-se obrigada a despedir mais de dez mil trabalhadores.

Agora pôs em leilão as baixelas (copos para todo o tipo de bebidas, flûtes de champanhe, chávenas de chá e café, pratos, talheres, molheiras, travessas, bandejas...), mas também cestos de pão, guardanapos e toalhas, carrinhos de bebidas, tigelas para bombons, caixas de refeições, sapatilhas de descanso, máscaras de sono, mantas e roupa de cama, etc. As porcelanas William Edwards estão entre o itens mais caros.

As obras de arte que decoravam os gabinetes dos gestores de topo (muitos deles despedidos) já haviam sido leiloadas em Outubro.

Trágica antecipação daquilo a que vamos assistir em 2021.

Clique na imagem da BBC.