segunda-feira, 15 de junho de 2020

CENTENO


Mário Centeno, 53 anos, professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, deixou hoje o cargo de ministro de Estado e das Finanças que ocupava desde 26 de Novembro de 2015. Presidente do Eurogrupo desde 4 de Dezembro de 2017, manterá essas funções até ao próximo 13 de Julho.

Depois, mas ainda em Julho, tudo indica que ocupará o cargo de Governador do Banco de Portugal, a cujo quadro pertence desde 2000.

Licenciado em Economia pelo ISEG, mestre em Matemática Aplicada pela Universidade de Lisboa, doutorado em Economia por Harvard (USA), Centeno tem integrado os conselhos de governadores de diversos organismos internacionais, tais como, entre outros, o Banco Mundial, o European Investment Bank, o African Development Bank, o European Bank for Reconstruction and Development, a Multilateral Investment Guarantee Agency e a Inter-American Investment Corporation.

A Direita, bem como uma certa Esquerda, nunca lhe perdoará ter posto as contas certas e metido no bolso a maioria dos ministros das Finanças que passaram pelo Terreiro do Paço nos últimos cem anos.

Clique na imagem.