terça-feira, 7 de abril de 2020

FRONTEIRAS & TURISMO

Verifico que muita gente acredita numa rápida (entre Maio e Julho) abertura de fronteiras na Europa. Oxalá tenham razão.

Eu olho para os números e vejo cerca de 16 mil mortos na Itália, mais de 13 mil em Espanha, cerca de 11 mil nos EUA (metade no Estado de Nova Iorque), mais de 9 mil em França, cerca de 6 mil no Reino Unido, mais de 2 mil na Bélgica, cerca de 2 mil na Alemanha, etc. Face ao quadro, quantos ou quais Governos vão autorizar circulação livre de estrangeiros nos próximos dez ou doze meses? E que número de pessoas terá estado de espírito para viajar?

Estão falidas ou em pré-falência as principais companhias de aviação europeias e americanas. É muito provável que os Governos lhes deitem a mão, mas o perfil das operações vai com certeza mudar. Isto para já não falar no preço das viagens.

A França já interditou, por tempo indeterminado, o arrendamento sazonal. No Reino Unido, as fronteiras devem ficar fechadas até ao fim do ano. Madrid tem todos os hotéis encerrados, alguns deles transformados em unidades hospitalares e lares de acolhimento. A sua reabertura não se faz em meia dúzia de dias.

Em Portugal, que tem dois terços (ou mais) dos hotéis encerrados, as reservas feitas para o próximo Verão estão a ser remarcadas para data igual de 2021.

Repito: espero estar enganado.