quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

RESGATE


Partem hoje de Beja três aviões da Hi Fly com a missão de resgatar cidadãos europeus retidos em Wuhan: o primeiro às 10 da manhã, o segundo às 11 e o terceiro às 15. Foi à companhia da família Mirpuri, especializada no fretamento de aviões comerciais, que a Comissão Europeia, através do Mecanismo Europeu de Protecção Civil, os fretou.

O voo das 10 da manhã será feito por um A-380, o maior avião comercial do mundo, com capacidade máxima para 853 passageiros, embora as companhias que o utilizam (casos da Emirates, Etihad, Quatar, Singapore Airlines, Qantas, Lufthansa, Air France, British Airways, etc.) tenham optado pela versão de 520 lugares em três classes. Desconhece-se a versão a utilizar no voo da Hi Fly.

O avião sai de Beja, único aeroporto português onde o A-380 pode operar, com destino a Paris, para embarcar médicos e outros profissionais de saúde, num total de 30 pessoas. De Paris segue para Hanói, sendo a ligação com Wuhan efectuada por outro avião, provavelmente chinês. O voo das 11 horas segue o mesmo percurso. O das 15 não passa por Paris, mas por Bruxelas. O destino final é sempre o Vietname.

Os dezassete tripulantes são portugueses. A partir de Beja, seguem técnicos da direcção-geral de Saúde.

Clique na imagem.