sábado, 9 de novembro de 2019

MURO, 30 ANOS


Completam-se hoje 30 anos sobre a queda do Muro de Berlim.

Eram onze da noite de 9 de Novembro de 1989 quando Günter Schabowski, porta-voz da comissão política do Sozialistische Einheitspartei Deutschlands (o partido único da RDA), declarou aberta, com efeitos imediatos, a fronteira entre a RDA e a RFA.

À medida que a conferência de imprensa prosseguia, dezenas de milhares de berlinenses do Leste dirigiram-se para o Checkpoint Charlie e para as várias passagens do Muro. Sem ordens superiores para agir, os militares renderam-se à evidência.

Embora parecesse um lapsus linguae, Schabowski, número dois do SED, sabia o que estava a fazer. O protocolo sobre a abertura da fronteira previa discussões a partir do dia seguinte, no Politburo, onde a situação poderia ser revertida ou, na melhor das hipóteses, adiada para as calendas.

Foi assim, deste modo, que tudo mudou nas duas Alemanhas.

A 3 de Outubro de 1990, menos de um ano passado sobre a abertura do muro, a RDA foi dissolvida e concretizou-se a reunificação alemã, voltando Berlim a ser a capital do país.

Trinta anos passados, os Estados comunistas que faziam parte da antiga RDA votam maioritariamente na extrema-direita.

Para memória futura, Berlim conserva pedaços dos 155 quilómetros do Muro original.

Na imagem, a secção do muro junto às Portas de Brandemburgo. Clique.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

LULA LIBERTADO

Eram 18:00 em Curitiba [21:00 em Lisboa] quando Lula da Silva saiu da cadeia.

«Eu saio com o maior sentimento de agradecimento. Eu tenho vontade de provar que esse país pode ser muito melhor a hora que ele tiver um governo que não minta pelo Twitter como Bolsonaro mente

Foi o juiz Danilo Pereira Júnior, da 12.ª Vara Federal de Curitiba, quem decidiu que a libertação seria hoje mesmo, menos de 24 horas transcorridas sobre o acórdão do Supremo.

Após 580 dias em cativeiro, o ex-Presidente foi recebido e aplaudido por centenas de apoiantes.

Sergio Moro, ex-juiz e actual ministro da Justiça, disse à imprensa que é necessário alterar a Constituição para impedir estas golpadas.

BRASIL EM TRANSE


Por 6 votos contra 5, o Supremo Tribunal Federal do Brasil estabeleceu que ninguém pode ser preso antes de esgotados todos os recursos previstos na Constituição.

A medida beneficia cerca de cinco mil presos, sendo um deles Lula da Silva, preso em Curitiba desde Abril de 2018.

A decisão foi tomada ao fim quatro sessões plenárias, iniciadas em 17 de Outubro, constituindo uma derrota clamorosa dos procuradores da Operação Lava Jato.

Aguarda-se para hoje a libertação do ex-Presidente.

Bolsonaro e os filhos lamentaram publicamente a decisão do Supremo.

Imagem: sessão do STF que exarou o acórdão.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

GEORGE MONTEIRO 1932-2019


Morreu ontem, aos 87 anos, o poeta e ensaísta George Monteiro, professor emérito da Brown University, de Providence.

Filho de pais portugueses, Monteiro nasceu na vila de Valley Falls, em Rhode Island, mas tinha poucos meses de idade quando, na companhia da mãe, Maria Augusta Temudo, veio para Portugal. E foi na Beira Alta que passou parte da infância, regressando aos Estados Unidos assim que a mãe obteve autorização de residência. Desde então viveu sempre nos Estados Unidos, salvo um intervalo (nos anos 1960) de dezoito meses, no Brasil.

Depois de frequentar as escolas públicas de Cumberland, Monteiro formou-se nas universidades de Brown e Columbia, tornando-se professor de literatura.

Da sua vasta obra ensaística destacam-se estudos sobre, entre outros, Fernando Pessoa, Elizabeth Bishop, Stephen Crane, Emily Dickinson, Henry James e José Rodrigues Miguéis. Traduziu para inglês autores como Pessoa, Miguéis, Torga e Sena.

Em 1975 tornou-se director do Centro de Estudos Brasileiros e Portugueses da Brown University.

Poeta tardio — terá começado a escrever poemas depois dos 40 anos de idade —, reuniu em The Pessoa Chronicles. Poems 1980-2016, da Bricktop Hill Books, o essencial da sua poesia.

Clique na imagem.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

SOPHIA, CEM ANOS


Faz hoje cem anos que nasceu Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), poeta, contista, ensaísta e tradutora.

Sophia nasceu no Porto, mas veio viver para Lisboa em 1937. Em 1946 casou com o advogado Francisco Sousa Tavares, de quem teve cinco filhos e de quem se divorciou em 1985. Entre 1975-76 foi deputada, eleita pelo PS, à Assembleia Constituinte.

Entre muitos outros, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças (1992), o Prémio Camões (1999) e o Prémio Rainha Sofia (2003).

Por razões familiares, recusou dois cargos institucionais propostos por Mário Soares: o de secretária de Estado da Cultura e o de embaixadora de Portugal em Paris. Mas, em 1987, aceitou ser nomeada Chanceler das Ordens Nacionais.

Em 1998 foi doutorada honoris causa pela Universidade de Aveiro.

Organizada por Carlos Mendes de Sousa, a obra poética completa [1944-2001] foi publicada pela Editorial Caminho em 2010, num volume reeditado a partir de 2015 pela Assírio & Alvim.

Em 2014, os restos mortais de Sophia foram trasladados para o Panteão Nacional.

A foto da imagem é de 1996. Clique.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

FOIE GRAS OUT

Se gosta de foie gras e vai a Nova Iorque já sabe que não o encontrará em nenhum restaurante. Depois de Los Angeles (e de outras cidades da Califórnia), foi a vez de Nova Iorque proibir o foie gras.

Londres prepara-se para fazer o mesmo com o foie gras importado. A produção britânica está há muito interdita. Mas a Conservative Animal Welfare Foundation quer proibir a importação.

INTERCAMPUS


Tanto alarido com a orgânica e o tamanho do novo Governo, e o resultado da sondagem mais recente da Intercampus, hoje divulgada pelo Negócios e pelo Correio da Manhã, é este.

O PS cai 0,7% mas o PSD cai 3%, É obra! O partido que mais sobe é o PAN, ultrapassando o CDS.

Clique na imagem do Negócios.

domingo, 3 de novembro de 2019

WEB SUMMIT 2019

A Web Summit só começa amanhã mas hoje já foi um domingo diferente em Lisboa.

Repito o que escrevi em anos anteriores: faz-me confusão que uma autarquia de Esquerda patrocine um evento de natureza neo-liberal. Dito de outro modo: um evento formatado ao arrepio de preocupações de solidariedade social.

Estão inscritas 71 mil pessoas? Os hotéis subiram as tarifas e, mesmo assim, vão ter taxas de ocupação superiores a noventa por cento? Os ingressos para o Altice Arena esgotaram anteontem? Os melhores restaurantes de Lisboa a Cascais têm as reservas fechadas há vários dias? E daí?

Hordas de millennials tudo farão para não perder as intervenções de Edward Snowden (vídeo-conferência, presumo), Margrethe Vestager, Brad Smith, Kete Brandt, Guo Ping (sim, o chairman da Huawei), Katherine Maher, Michel Barnier, Melanie Perkins, Eric Cantona (e por que não Ronaldo?), Gillian Tans, Toby Blair (esse, o beato), Werner Vogels e outros. Um elenco de peso, sim senhor.

O sponsor é que está errado. Em vez da CML devia ser a Iniciativa Liberal.