sábado, 7 de setembro de 2019

O ARMÁRIO GAY DA LITERATURA NACIONAL


Já está em linha a entrevista que o Bruno Horta me fez para o Observador.
Clique nas imagens.

EUROSONDAGEM


Estudo da Eurosondagem divulgado hoje no SOL, Porto Canal, Diário de Notícias da Madeira e Diário Insular dos Açores.

PS = 38,3% / PSD = 23,3% / BE = 9,5% / CDU = 7,1% / CDS = 5,5% / PAN = 4,5%

O PS obtém mais 15% que o PSD.

Maioria de Esquerda = 54,9%. Juntando o PAN, seriam 59,4%.

Clique na imagem do SOL.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

A GALINHA E O BREXIT


Em três votações consecutivas, o projecto-lei de Hilary Benn (ministro-sombra do Labour), destinado a prorrogar o Brexit até 31 de Janeiro e, desse modo, impedir um Brexit sem acordo, foi aprovado por 329 votos contra 301. Já de madrugada, os Lordes aprovaram a decisão dos Comuns. Falta o agreement da rainha.

Boris Johnson quer convocar eleições antecipadas para 15 de Outubro, mas essa pretensão também foi chumbada.

Corbyn, o chefe da Oposição que andou meses a pedir eleições, agora não as quer. Sabe que as perderia, porque nenhum eleitor sensato o quer ver no n.º 10 de Downing Street.

Como é que um partido como o Labour, que conta seis primeiros-ministros no seu historial, chega ao estado a que chegou pelas mãos deste indivíduo anti-semita?

É claro que o folhetim não termina aqui. A ver vamos os próximos episódios.

Clique nas imagens do Sun e do Daily Mail.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

DOR E GLÓRIA


Vi ontem Dor e Glória de Almodóvar, provavelmente o filme mais secreto do realizador. A interpretação de Banderas, no papel de Salvador Mallo, valeu-lhe o prémio de melhor actor no Festival de Cannes deste ano. Alegadamente, Mallo é Almodóvar. Banderas, que não aprecio, tem o registo certo, mas Asier Etxeandia (o amigo Alberto) é melhor.

Sobre Penélope Cruz: quem teve a ideia bizarra de maquilhar uma lavadeira de rio, na Espanha dos anos 1950, como se fosse uma socialite do Upper East Side?

Tem-se especulado sobre se o filme é a autobiografia do realizador. Almodóvar não confirma nem desmente.

Em todo o caso, em entrevistas, confirmou serem factuais: o reencontro com Carmen Maura em 2017; serem suas algumas roupas usadas por Banderas; ser seu algum mobiliário da casa de Mallo (o aparador Fornasetti, a poltrona Rietveld, etc.), bem como os quadros de Pérez Villalta, Manolo Quejido, Dis Berlin e Sigfrido Martín Begué, além de vasos e outros objectos decorativos; o hábito de deslocar-se sempre de táxi; uma foto de seu pai; as lavadeiras do rio (sendo a mãe uma delas); o facto de, em criança, escrever cartas para os vizinhos analfabetos; o corte de relações com os seus actores (esteve 32 anos sem falar com Eusebio Poncela, protagonista de A Lei do Desejo); a cicatriz nas costas; o travestismo dos anos 1980; a produtora El Deseo, fundada em 1986.

Em paralelo, desmentiu a existência de Eduardo: «Nunca vivi numa caverna e nunca me apaixonei por um pedreiro, embora ambas as coisas pudessem ter acontecido.» Pois podia, digo eu, e o desmaio do miúdo (ao ver o rapaz nu) é verosímil. Também desmentiu o uso de drogas. Dito de outro modo: confirmou as trivialidades e desmentiu factos plausíveis.

Quem gosta do Almodóver frenético, kitsch, glam rock, pós-punk, libertário, não apreciará este biopic. Mas se aguentar os primeiros dez minutos, vai gostar do resto.

Clique na imagem: Almodóvar (ao centro), Penélope Cruz e Banderas, na estreia mundial do filme, em Cannes 2019.

HARD BREXIT

Por 328 votos contra 301, a Câmara dos Comuns aprovou ontem a moção que permite a votação, hoje, de uma lei que prorrogue o Brexit até 31 de Janeiro. O adiamento visa impedir um Brexit sem acordo.

Os 21 tories que votaram contra o Governo foram, ontem mesmo, expulsos do Partido.

Hoje, portanto, ocorre a votação da denominada Lei Benn. Se, como se prevê, o diploma de Mr Benn (ministro-sombra do Labour) for aprovado, Boris Johnson convoca eleições antecipadas para 15 de Outubro.

São más notícias para Corbyn, o líder do Labour, porque, aconteça o que acontecer, ele sabe que ninguém o colocará no n.º 10 de Downing Street.

A convocação de eleições antecipadas exige o voto de dois terços dos deputados, mas o primeiro-ministro não é obrigado a seguir a decisão de Westminster.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

A BICA FECHOU


Fechou anteontem um dos restaurantes mais conhecidos de Lisboa, o Bica do Sapato. Foi na Bica que se realizou o jantar do meu casamento com o Jorge. Foi também lá que fiz algumas refeições memoráveis (em grande medida pelo prazer de estar com quem me acompanhava), embora a última tenha sido um desastre.

Aberto em 1999 por José Miranda e Fernando Fernandes, teve Manuel Reis e John Malkovich na estrutura accionista. Miranda e Reis já morreram, os mais recentes chefs de cozinha, Pedro Rezende Pereira e Henrique Mouro, não entusiasmavam (nada a ver com os tempos de Fausto Airoldi, Alexandre Silva, Joaquim Figueiredo e João Rodrigues) e, factor porventura decisivo, a Lisboa de 2019 não é a de 1999, porque a média etária dos happy few de 1999 era de 45-50 anos, e hoje é de 65-70.

O restaurante tem novos proprietários e vai alegadamente para obras. Se reabre ou não e se manterá o mesmo nome não se sabe. Certeza: o staff foi dispensado.

Clique na imagem.

ALEMANHA


Não podemos ficar descansados pelo facto da extrema-direita alemã ter ficado em segundo lugar nos Estados da Saxónia e de Brandeburgo, outrora parte da RDA. Verdade que não se confirmou a vitória anunciada nas sondagens, mas o AfD — Alternative für Deutschland não obteve um segundo lugar simbólico. Pelo contrário.

Na Saxónia praticamente triplicou a votação, passando de 9,8% para 27,5% (mordendo as canelas da CDU), e em Brandeburgo quase duplicou, subindo de 12,2% para 23,5% (colando-se objectivamente ao SPD). São números muito inquietantes.

Clique nos gráficos do Spiegel.

domingo, 1 de setembro de 2019

BREXIT EM MARCHA


Os cidadãos do Reino Unido têm ao seu dispor, desde ontem à noite, o Get Ready, um site com toda a informação disponível sobre o Brexit.

Além de legislação actualizada, contém um extenso inventário de conselhos práticos.

Alguns exemplos:

— Necessidade de renovar o passaporte.
— Como levar o carro para o estrangeiro, após obtida documentação própria e carta de condução internacional.
— Obrigatoriedade de colar no pára-choques traseiro um “selo grande” com indicação GB (mesmo as viaturas cuja matrícula tenha essa indicação).
— Novos passaportes e exames de sangue para animais de estimação.
— Os cidadãos da UE que vivem no Reino Unido têm de registar-se, de preferência antes de 31 de Outubro.
— Os estudantes oriundos de países da UE são avisados ​​da possível caducidade das suas colocações Erasmus nas universidades britânicas.
— Caducidade das tarifas de roaming nos telemóveis.

Clique nas imagens: ao alto, outdoor nas ruas; em baixo, home do site.