quinta-feira, 11 de abril de 2019

ASSANGE PRESO


A Scotland Yard confirmou a prisão de Julian Assange, hoje às 10:35, na embaixada do Equador em Londres (onde se encontrava refugiado desde 2012), minutos após aquele país ter retirado a imunidade diplomática ao hacker australiano que fundou a WikiLeaks.

Assange foi preso e levado para uma esquadra de polícia, onde aguardará ser ouvido por um tribunal. As autoridades britânicas vão cumprir o mandado de extradição emitido pelos Estados Unidos.

A Suécia acusou Assange de violação de menor, mas a acusação foi entretanto retirada. Em Julho de 2015, a França recusou conceder-lhe asilo político (um filho de Assange tem nacionalidade francesa). Em Agosto de 2016, o advogado de Assange no Reino Unido, John Jones, foi assassinado. Em 2018, falhou uma alegada tentativa de ‘extração’, conduzida pelos serviços secretos russos.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos esclarece que Assange é acusado de, em conluio com Chelsea Manning, antiga analista de intelligence do Exército americano, ter acedido ilegalmente a uma rede secreta de computadores do Pentágono, ajudando-a a decifrar uma senha criptografada.

Se for condenado, a pena máxima são cinco anos, sublinha o Departamento de Justiça dos Estados Unidos

Clique na imagem do Guardian.