segunda-feira, 22 de abril de 2019

ACTOR. E DAÍ?


Não percebo o espanto com a eleição de Volodymyr Zelenskiy. O novo Presidente da Ucrânia foi ontem eleito com 73,5% dos votos expressos, derrotando e humilhando Poroshenko.

Zelenskiy é actor de cinema e televisão. E daí? Catarina Martins, a líder do BE, não foi actriz? Ronald Reagan era actor, facto que não o impediu de ser duas vezes eleito Presidente dos Estados Unidos. Arnold Schwarzenegger, que até nasceu na Áustria e tem dupla nacionalidade, foi actor até ser duas vezes eleito Governador da Califórnia. Melina Mercouri, actriz, foi eleita deputada e mais tarde nomeada ministra da Cultura da Grécia. Os cinemas inglês, francês e americano estão cheios de actores e actrizes que fazem política activa. Os exemplos não acabam.

Zelenskiy começou aos 17 anos como moranguito...? E daí? Reagan não passou de cowboy em westerns de série B e Schwarzenegger notabilizou-se como Terminator. E nem vale a pena falar de Trump, que era apresentador de reality shows nos intervalos de ser promotor imobiliário.

Também me parece excessivo dizer que Zelenskiy «não tem» experiência política. É activista do Partido Sluha Narodu (Servo do Povo), designação actual do Partido da Mudança Decisiva. «Servo do Povo» é também o nome da série de televisão em que Zelenskiy faz de presidente.

Para quem não tem experiência política, é curioso que tenha opiniões claras sobre os temas que defende: acabar com a guerra no Donbass (o Leste russófilo da Ucrânia); a legalização do aborto, da cannabis para uso clínico, da prostituição e do jogo; a ilegalização da venda livre de armas. Favorável ao ingresso do país na UE e na NATO, diz que nada se fará nesse sentido sem referendos prévios. Também se opõe à discriminação de intelectuais e artistas em função das suas opções ideológicas.

Só o futuro dirá se, como afirma Poroshenko, é um pau mandado de Ihor Kolomoyskyi, o oligarca ucraniano que detém a maior fortuna do país. Zelenskiy até pode ser um desastre, mas não será por ser actor. A ver vamos.

Clique na imagem.