domingo, 24 de fevereiro de 2019

VENEZUELA EM TRANSE


Cada vez mais confusa a situação na Venezuela. Maduro continua de pedra e cal. Guiaidó continua a circular livremente e a nomear representantes diplomáticos em vários países. Portugal foi um deles. Foram encerradas as fronteiras da Venezuela com a Colômbia e o Brasil. Camiões TIR da ajuda humanitária americana (alimentação e medicamentos) foram incendiados, tendo morrido, até ao momento, quatro pessoas.

Apesar de proibido de sair do país, Guiaidó atravessou a fronteira com a Colômbia para participar no happening organizado em Cúcuta em simultâneo com o concerto bolivariano. Mas a marcha humana que Guaidó queria que fosse de um milhão, não aconteceu.

Amanhã, Guaidó vai a Bogotá participar numa cimeira do Grupo de Lima (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia), criado expressamente para monitorizar a situação na Venezuela. O Grupo de Lima é reconhecido e apoiado pela UE e pelos Estados Unidos. De Bogotá seguirá para Washington. Ontem, não se coibiu de pedir uma intervenção militar internacional, escrevendo no Twitter:

«Los acontecimientos de hoy me obligan a tomar una decisión: plantear a la comunidad internacional de manera formal que debemos tener abiertas todas las opciones para lograr la liberación de esta patria que lucha y seguirá luchando. ¡La esperanza nació para no morir, Venezuela!»

Por enquanto parece a guerra do Solnado. A ver vamos.

Clique na foto de El País.