sábado, 7 de abril de 2018

A LÍNGUA


Leio revistas brasileiras desde miúdo. O Cruzeiro era uma revista muito popular em Moçambique, e minha Mãe fez uma assinatura creio que em 1956. Machado de Assis e Érico Verissimo também foram leituras precoces. Assim fui descobrindo palavras novas, e gabarito foi a primeira que adoptei. Dito de outro modo: desde cedo percebi que a língua portuguesa extravasa o paroquialismo das selectas.

Vem isto a propósito de quê? No momento que o Brasil atravessa, o hábito de ler jornais brasileiros intensificou-se: era um de manhã, sempre o mesmo, agora são vários. Todos os dias descubro palavras novas. Nada a ver, de facto, com o vocabulário tuíteiro de 9 em cada 10 jornalistas e colunistas portugueses. Lemos cenas do ódio a roçar o totalitarismo, mas o cânone da língua permanece intacto.

IMPASSE


Lula da Silva continua nas instalações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. Significa isto que não cumpriu o prazo dado por Sérgio Moro, o justiceiro de Curitiba que lidera a Operação Lava Jato. Lula não se entregou, mas também não fugiu. E há meses que o podia ter feito. Não faltam países sem acordo de extradição com o Brasil para onde poderia ter fugido. Acho bem que não o tenha feito. Se o querem prender, têm de o ir buscar. É a diferença entre um estadista e um palhaço.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

DÚVIDA


Alegadamente por questões de segurança, Lula da Silva não tenciona deslocar-se de São Bernardo do Campo, onde permanece, a Curitiba, onde deverá ficar preso. A dúvida é saber se a Polícia Federal invade as instalações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde Lula dormiu a noite passada, ou se o ex-Presidente vai entregar-se em São Paulo, que fica apenas a 19km. A ver vamos.

Clique no mapa.

O FIM?


Menos de 18 horas após o veredicto do STF, o juiz Sérgio Moro exarou despacho de prisão contra Lula da Silva:

«[...] Relativamente ao condenado e ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade do cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão. Vedada a utilização de algemas em qualquer hipótese. [...]»

Neste momento ainda não se sabe se Lula vai entregar-se voluntariamente. Logo, quando forem 20:00 em Portugal, saberemos.

Clique na imagem do jornal Globo.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

O FOLHETIM

Considerando que o referendo e a declaração unilateral de independência da Catalunha não envolveram violência, o Tribunal Superior Regional de Schleswig-Holstein entendeu que o crime de rebelião não deve ser considerado na extradição de Puigdemont. Desse modo, após pagar uma fiança de 75 mil euros, o catalão aguardará em liberdade a tramitação do processo de extradição pelo crime de desvio de fundos públicos (está acusado de desviar 1,6 milhões de euros). Aguardar os próximos capítulos do folhetim.

ELIZABETH STROUT


Hoje na Sábado escrevo sobre Tudo É Possível, da norte-americana Elizabeth Strout (n. 1956), autora que faz parte de um grupo que, por uma ou outra razão, se mantém arredio à edição portuguesa. E não devia. O romance mais recente, laureado com o Story Prize de 2018, acaba de ser traduzido. A autora tem sido aclamada pela crítica mais exigente, indiferente ao facto de vários dos seus livros serem bestsellers e, entre outros prémios, recebeu o Pulitzer de Ficção em 2008. Quem tenha lido O Meu Nome é Lucy Barton (2016) identifica a personagem central de Tudo É Possível. O romance pode ser lido como uma sequência de contos unidos pelo mesmo fio condutor. Denominador comum: o sexo. O plot gira em torno do regresso de Lucy Barton à vila do Illinois que a vira partir, adolescente ‘excluída’, para Nova Iorque. Regressa como escritora, e esse regresso, a pretexto do lançamento do seu livro de memórias, vai iluminar os recessos mais negros do passado dos habitantes de Amgash. Embora as situações sejam diferentes, como não pensar em Dürrenmatt e A Visita da Velha Senhora? Na terra todos conhecem as histórias de todos. Algumas são terríveis, como a infância devastadora de Sebastian, repetidamente estuprado pelo pai. Outras fúteis, como a mexeriquice acerca da frigidez de Patty, mulher de Sebastian e filha da mulher que protagonizou um adultério gravado nos anais Amgash. Chegados à velhice ou à meia-idade, o rancor deixara de pedir licença. O regresso de Lucy potencia várias formas de atrabílis. No capítulo Irmã, ela própria tem o seu momento de catarse. Em conversa com os irmãos, sofre um ataque de pânico e vê-se obrigada a partir. Elizabeth Strout compõe as personagens com precisão não isenta de subtileza. Por exemplo, Charlie, o homem «da dor indizível», antigo combatente no Vietname, sofre de stress pós-traumático. Linda vive longe, num meio glittering em tudo oposto ao da irmã (Patty) e dos outros. Crime, travestismo, compaixão, voyeurismo, luta de classes, homossexualidade, tudo perpassa nesta constelação de vidas interligadas. Toda a vulnerabilidade será castigada? Quatro estrelas. Publicou a Alfaguara.

LULA


Por 6 votos contra 5, o Supremo Tribunal Federal recusou habeas corpus preventivo a Lula da Silva. Após a votação, a defesa de Lula fez uma última tentativa para impedir a prisão até estarem transitados os recursos, mas o Tribunal rejeitou o pedido por 8 votos contra 2. Assim, embora tenha recursos pendentes, o antigo Presidente pode entrar na prisão a qualquer momento.

O que fez o homem? Em 2010, Lula e a segunda mulher, Marisa Letícia (1950-2017), falecida o ano passado, compraram um triplex em Guarujá, cidade do litoral do Estado de São Paulo. O juiz da Operação Lava Jato alega que a compra é fictícia. Quem de facto pagou os 550 mil euros terá sido a construtora OAS, a troco de contratos com a Petrobras. No primeiro julgamento, Lula foi condenado a 9 anos de prisão efectiva. Após recurso, a pena subiu para 12 anos e 1 mês. Agora, tudo depende do juiz da Lava Jato.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

DGARTES

Miguel Honrado já se demitiu? Com apoio ou sem apoio do ministro da tutela e do próprio primeiro-ministro, o secretário de Estado da Cultura não tem condições para continuar no cargo. Já não se trata só do desastre que representa o financiamento das actividades artísticas dependentes de apoio do Estado. É toda a estrutura da direcção-geral das Artes que deve ruir.

LULA & OS GENERAIS


A situação no Brasil está por um fio. O Supremo Tribunal Federal decide hoje se Lula da Silva é preso imediatamente ou, como pretende a defesa, tem direito a habeas corpus preventivo. A sessão começa quando forem 17:00 em Portugal.

As manifestações sucedem-se. Em mais de 50 cidades, centenas de milhares de pessoas têm-se manifestado a favor (a maioria) ou contra a prisão do antigo Presidente. Mas isso dura há meses. A novidade é que o Exército tomou posição.

Já hoje, o general Eduardo Villas Boas, Comandante do Exército Brasileiro, escreveu no Twitter:

«Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade [...] O Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais. Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?»

Menos formal, por estar na reserva, o general Luis Gonzaga Schroeder declarou: «O dever das Forças Armadas é restaurar a ordem. Temos os sabres prontos.» Até ao momento, são seis os generais de topo que se têm manifestado a favor da prisão de Lula.

Clique nos tuítes de Villas Boas.

terça-feira, 3 de abril de 2018

OS DIAS DO FIM


O procurador-geral de Schleswig-Holstein recomendou ao Tribunal Superior Regional a extradição de Puigdemont. O procurador-geral faz notar que o crime de rebelião, conforme a lei espanhola, corresponde ao crime de alta traição, conforme a lei alemã. Tal como a organização de um referendo ilegal, o crime de desvio de fundos públicos (o ex-dirigente catalão está acusado de desviar 1,6 milhões de euros) também está contemplado na lei alemã. Enquanto o pau vai e vem, Puigdemont continua na prisão.

Clique na imagem do jornal catalão La Vanguardia.

CÁFILA

Não há dinheiro para a Cultura mas sobra para os contratos de associação entre o Estado e o ensino privado. Lembram-se da pouca vergonha das manifs pelo ‘direito de escolha’ organizadas por colégios ditos privados, porém subvencionados com os nossos impostos?

Então é assim. Cinco administradores do grupo GPS estão acusados de desviar 35 milhões de euros, usando-os em proveito próprio: carros de luxo, seguros pessoais, viagens, jantares gourmet, etc. Uma parcela desse dinheiro (meio milhão de euros) saiu dos pagamentos feitos pelos alunos na papelaria e no bar dos colégios São Mamede, da Batalha, e Miramar, de Mafra. Juntamente com o Bando dos Cinco, o Ministério Público acusou José Manuel Canavarro, ex-secretário de Estado Adjunto e da Administração Educativa, e José Maria de Almeida, ex-director regional de Educação, ambos do PSD, dos crimes de burla qualificada, abuso de confiança, corrupção, peculato e falsificação de documentos.

Quando é que um Governo terá a coragem de acabar com os contratos de associação?

segunda-feira, 2 de abril de 2018

TIANGONG


A estação espacial chinesa Tiangong-1 caiu no Pacífico Sul, perto da costa chilena. Lá se foi a fantasia minhota, fabricada pela TVI, SIC e outros media nacionais, do fogo de artifício de sarrabulhos entre Seixas e Ponte de Lima.

Clique no tuíte do 18.º Esquadrão de Controlo Espacial americano.

domingo, 1 de abril de 2018

SKRIPAL

E se o caso Skripal não passasse de uma manobra, perigosa, para adiar o Brexit sine die?