sábado, 16 de dezembro de 2017

IMPORTA-SE DE REPETIR?


Comparar Cavaco Silva com Cary Grant, como a antiga primeira-dama faz no Sol, significa que a Senhora não conhece a biografia do actor. Forçado a viver no armário, Mr Grant casou cinco vezes, mas era bissexual. A sua relação amorosa mais importante foi com o actor Randolph Scott, e durou doze anos: 1932-44. Mas as diabruras de Grant não ficam por aqui. A partir dos anos 1950 tornou-se consumidor de LSD, e terá sido ele a convencer a sua grande amiga Grace Kelly a animar as festas do palácio monegasco com os famosos pacotinhos de cocaína que eram distribuídos aos convidados. Acusações de violência doméstica contra as mulheres também fazem parte do CV do actor. Claro que Cary Grant foi um ícone heterossexual, mas Rock Hudson também, representando ambos, em épocas diferentes, o ideal de beleza masculina. Mulheres de sucessivas gerações sonharam com eles. Mas do que os dois gostavam era de homens. A comparação de Maria é bizarra.

Foto de Cary & Randolph escolhida entre dezenas. Clique.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

RARÍSSIMAS


O folhetim ainda vai no adro. Uma auditoria divulgada há pouco demonstra que foi Joaquina de Magalhães Teixeira, antiga vice-presidente (saiu em Julho) da associação, quem desviou donativos em dinheiro no valor de 270 mil euros, enviados para a Delegação Norte, na Maia. Além dessa verba, também não depositou mais 57 mil euros. Foi Paula Brito Costa quem, em Julho, alertou a Judiciária.

Toda a roupa suja na RTP, a partir das 20h.

PESSOA 2017


O arquitecto Manuel Aires Mateus, 53 anos, é o vencedor do Prémio Pessoa 2017. Em Portugal, a obra mais recente é o edifício-sede da EDP, em Lisboa. No estrangeiro, é o Centro de Criação Contemporânea de Tours. Manuel Aires Mateus leccionou na Graduate Scholl of Desing, de Harvard (USA), leccionando actualmente na Accademia di Architettura de Mendrisio, na Suíça. Um prémio merecido.

EUROSONDAGEM


Maioria de Esquerda = 55,8%. Sozinho, o PS ultrapassa a PAF em 5,4%. Clique na imagem do Expresso para ler melhor.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

KAPUSCINSKI & SMITH


Hoje na Sábado escrevo sobre Ébano, do jornalista e escritor polaco Ryszard Kapuscinski (1932-2007), várias vezes foi apontado para o Nobel. A conjuntura política internacional é favorável à publicação de obras de índole jornalística, o que talvez explique a “redescoberta” de Kapuscinski, que viveu muitos anos em África. Os portugueses devem-lhe uma das obras centrais sobre a descolonização de Angola. Kapuscinski não foi apenas um jornalista competente, é um autor no mais amplo sentido da palavra. Ébano, agora reeditado, colige trinta textos escritos a partir das suas experiências ao longo de quarenta anos, em países como o Gana, Mauritânia, Tanzânia (incluindo Zanzibar), Uganda, Quénia, Nigéria, Etiópia, Ruanda, Libéria, Sudão, Senegal, Eritreia, etc. Como sempre, a escrita flui com naturalidade, misto de reportagem e diário de viagem, um livro sobre «algumas pessoas de lá, sobre os encontros que tive com elas, o tempo que passámos juntos.» É deveras curiosa a afirmação de que África só existe «como conceito geográfico», tal a multiplicidade de culturas, hábitos e costumes. «Toda a civilização técnica do século XIX foi levada para o interior à cabeça dos seus habitantes...», é um bom exemplo das sínteses, literariamente bem conseguidas e factualmente exactas, com que o autor pontua o livro. O mesmo não se pode dizer do tom paternalista de certas passagens. Por exemplo, a independência do Tanganica (1961), actual Tanzânia, é relatada com humor não isento de bílis anti-colonial. Execrar o colonialismo é uma atitude sensata que dispensa a caricatura da realidade. É um disparate afirmar que «um simples funcionário dos correios de Manchester» recebesse, ao chegar ao Tanganica, casa com piscina, jardim, carros e criados. É provável que isso acontecesse com um juiz transferido directamente de Old Bailey (Londres) para Dar-es-Salaam, mas nunca com um funcionário subalterno. Kapuscinski não resiste ao clichê dos colonos doublé de nababos, como aliás já tinha ensaiado em Mais um Dia de Vida, o livro sobre Angola. Traduzido a partir da edição alemã, o livro teria ganho em manter o título Febre Africana, mais assertivo que Ébano, o título original. A metáfora (infeliz) não ilude o acto falhado. Três estrelas. Publicou a Livros do Brasil.

Escrevo ainda sobre Como Ser Uma e Outra, da escocesa Ali Smith (n. 1962). Com duas colectâneas de contos e seis romances publicados no nosso país, a autora dispensa apresentações. Verdade que o teatro permanece inédito, mas lá chegaremos. Activista LGBT, Ali Smith é uma das vozes mais eloquentes da ficção britânica dos últimos vinte anos. Acabado de traduzir, Como Ser Uma e Outra é um romance com romance dentro. Se quisermos, até são duas novelas intercaladas. Quem conduz a história é George, uma rapariga de 16 anos que vive em Cambridge e tem de lutar com os fantasmas suscitados pela morte súbita da mãe, uma militante de Esquerda ‘sinalizada’ pelos serviços secretos. A história ganha espessura à medida que outra rapariga (uma projecção das fantasias de George) assume a persona do pintor renascentista Francesco del Cossa, autor dos frescos do Palazzo Schifanoia, de Ferrara. A androginia de Cossa remete para questões identitárias, tema central da obra de Ali Smith. A precisão dos detalhes sobre a vida e obra do pintor intrometido no plot são indeclináveis. Universo ficcional? Com certeza. O alto conseguimento da prosa serve de apoio a uma narrativa nem sempre linear. Quatro estrelas. Publicou a Elsinore.

PRIVACIDADE

Nas democracias, os políticos, eleitos ou nomeados, não gozam do privilégio da privacidade. Isso acabou há cem anos. Tudo é escrutinado, das escolas dos filhos à situação laboral dos empregados domésticos. E, por maioria de razão, a vida conjugal ou para-conjugal. Quem alguma vez viu o programa 60 Minutos conhece as regras. (A compostura dos entrevistadores é outro campeonato.) Podemos achar que beltrana ou fulano são profissionais inquinados, mas para isso há remédio: ficam na rua.

Em 2001, quando Hillary Clinton, finda a presidência do marido, concorreu ao lugar de senadora pelo Estado de Nova Iorque, o casal arranjou casa num subúrbio elegante da cidade. Pois bem, a imprensa de referência (não foram os tablóides) andou semanas a ver à lupa os rendimentos dos Clinton, porque, argumentava o NYT, aquela casa era excessivamente cara para as posses do ex-Presidente e mulher. Teriam tido acesso a crédito por serem quem eram? Como iam pagar? Etc. É aborrecido, eu sei, mas quem corre por gosto não cansa.

ÓPERA BUFA

Quero acreditar que o ministro Vieira da Silva está isento de qualquer tipo de responsabilidade no destrambelho da Raríssimas. Nessa medida, aguardo com expectativa as explicações que der ao Parlamento. Porque os avanços e recuos das suas intervenções públicas têm contribuído para a confusão. Digo isto com pena, mas o Governo não pode ficar refém de uma ópera bufa.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

VERDADE CELESTIAL

Ao fim de 11 meses, terminou o julgamento da seita pedófila Verdade Celestial. As penas foram conhecidas ontem: 23 anos para o principal arguido, 19 anos para mais quatro arguidos, oito anos para um e 7 para dois. Estas oito criaturas, cinco homens e três mulheres, abusavam sexualmente de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos. O principal arguido abusava do próprio filho de 7 anos, embora o miúdo também fosse abusado por outros membros da seita. Outro arguido também abusava do filho de 5 anos. A mãe e a mulher do principal arguido foram absolvidas por não ter ficado provado que sabiam dos factos. Tudo se passava na casa de uma quinta de Brejos do Assa, em Palmela. Em nome de Deus, ali se praticavam rituais purificadores de sexo selvagem. Isto durou até Junho de 2015. A bestialidade metia futebol e Facebook, áreas de recrutamento das vítimas. Apesar do horror associado, o caso passou nos interstícios dos noticiários. Ao pé disto, o Caso Casa Pia foi uma brincadeira de mau gosto que mobilizou a opinião pública e deixou o país em transe durante uma década.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

RARÍSSIMAS


Criada em 2002 por Paula Brito Costa, quando Bagão Félix era ministro da Segurança Social, e Barroso primeiro-ministro, a Raríssimas tem sido o paradigma do circuito do filet mignon. Vejamos: do seu Conselho Consultivo de Reflexão Estratégica fizeram parte, entre outros, Leonor Beleza, Isabel Mota, actual presidenta da Gulbenkian, Maria de Belém, Maria da Graça Carvalho, Fernando Ulrich, António Cunha Vaz e Rui Santos Ivo, actual vice-presidente do Infarmed. Teresa Caeiro, deputada do CDS, presidiu à Assembleia Geral. Estranho é que em 15 anos nenhuma auditoria tenha dado por nada.

A sua fundadora foi sucessivamente proprietária (?) de um quiosque de jornais e revistas na Avenida Defensores de Chaves, professora de ginástica e, depois, manequim profissional durante nove anos. O primeiro filho de Paula Brito Costa nasceu com a síndrome de Cornelia de Lange, doença genética que provoca graves anomalias no desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Por essa razão, foi obrigada a deslocar-se várias vezes aos Estados Unidos e a Itália, onde a criança foi tratada na medida do possível. Foi a morte desse filho, aos 18 anos, que levou à criação da Raríssimas. Maria Cavaco Silva apadrinhou a Casa dos Marcos, sede da associação.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

CIRCUITO DO FILET MIGNON


No regresso a Lisboa, depois de uns dias no Douro, fui surpreendido com o caso Raríssimas, a Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras que tem Paula Brito Costa como presidenta. Não vi a reportagem da TVI e só hoje dei atenção ao assunto. Conclusão: caso de polícia. Fazer disto um escândalo nacional é coisa de país pequeno.

Percebo demasiado bem a tentativa de colagem ao PS, mas a manobra não colhe. Meter a deputada Sónia Fertuzinhos ao barulho por causa de uma viagem à Suécia, em Setembro de 2016, é um expediente de má-fé. Sónia Fertuzinhos participou na conferência “Workshop on Improving Integrated Care for People Living with Rare Diseases and Complex Conditions”, que teve lugar em Gotemburgo, tendo a Raríssimas pago em Portugal o transporte, despesa que foi reembolsada na íntegra pela organização sueca.

Claro que excita o povo ver a mulher do ministro Vieira da Silva envolvida nesta trapalhada. Paula Brito Costa, que alegadamente usou dinheiros públicos para comprar gambas e trapos, já foi suspensa de funções até ao apuramento dos factos? Isso é que interessa. Habituadas ao circuito do filet mignon, este tipo de criaturas julga-se impune.

Na imagem, da esquerda para a direita, Paula Brito Costa, a rainha de Espanha e Maria Cavaco Silva. Clique.