terça-feira, 30 de junho de 2015

DISCURSO DIRECTO, 5

Sócrates em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, hoje. Brevíssimos excertos, sublinhados meus:

«A Justiça não pode ser confundida com as autoridades judiciárias.» / Sobre a manutenção da prisão preventiva: «Você repare que, com este episódio, diversos advogados conhecidos pela sua experiência e sabedoria [...] abandonaram a sua tradicional prudência e reserva e vieram explicar com toda a clareza porque a atuação do Ministério Público e do Juiz de Instrução foi ilegal, ilegítima e insensata.» / «Seis meses de prisão preventiva e sem acusação. Seis meses de uma violenta campanha de difamação efectuada e dirigida pela acusação. Seis meses impedido de me defender. Seis meses de ameaças e intimidação [...] Seis meses de abuso, de arbítrio e mentiras. Seis meses de caça ao homem. Ainda assim, não venceram. [...] bem sei que a lei lhes permite um ano de prisão preventiva sem acusação. Mas nem sempre o que a lei permite, a decência autoriza.» / «Fui detido e preso sem que ao longo de uns intermináveis seis meses me tivesse sido apresentado um único indício — digo indício, já não falo de factos ou provas — de que tivesse praticado o crime de corrupção. Esta situação é, em si, tão inacreditável e tão reveladora da perseguição pessoal e política que motivou este inquérito, que poucos a aceitaram como credível. Mas não se pode sustentar durante muito tempo tamanho embuste.» / «O Ministério Público não tem o direito — repito, não tem o direito — de fazer imputações sem apresentar os factos que as justificam ou as provas que as fundamentam. Quando esquece este seu dever elementar e assim procede não está a agir como acusador público mas como difamador e como caluniador. E insultar e caluniar não são competências do Ministério Público. Numa palavra, este comportamento do Ministério Público não é sério.» / «Ora, se a tese do Ministério Público fosse correcta, se o senhor engenheiro Carlos Santos Silva fosse meu “testa-de-ferro” (ou “homem de palha”, ou “cabeça de turco”, como a acusação gosta de lhe chamar nos romanceados relatos que faz para os jornais), então seria necessariamente o meu nome que constaria como beneficiário no caso de qualquer acidente que impedisse o titular de movimentar as contas. E isso seria assim por uma boa razão: ninguém deixaria que uma fortuna dessas permanecesse durante vários anos (desde, julgo eu, 2005) sem meios de a reclamar no caso de qualquer desgraça pessoal acontecer ao titular.» / «Julgo que o senhor procurador perdeu qualquer sentido da sua responsabilidade. Quando me deteve e prendeu assegurou que tinha contra mim um caso sólido e fundamentado. Não disse a verdade. Passados seis meses, diz que a prova está consolidada. Tornou a não dizer a verdade. Finalmente, reconhece que nem daqui a seis meses — isto é, um ano depois de me prender — conseguirá apresentar a acusação.» / «A verdadeira intenção da minha detenção abusiva e da minha prisão sem fundamento não foi perseguir crime nenhum mas tão só impedir o PS de ganhar as próximas eleições legislativas.» / A política para si acabou? — «Oh, pelo contrário. Isto ainda agora começou.»