quarta-feira, abril 13, 2011

NOTÍCIAS DO BLOQUEIO, 2


A exemplo do que tentou sem sucesso, no ano passado, com relação à Grécia, o grupo alemão Europlis entregou no Tribunal Constitucional da Alemanha um pedido de providência cautelar contra a ajuda financeira a Portugal. Apesar de, como mostra o quadro ao alto, tendo em vista o PIB nacional e a população respectiva, Portugal receber uma percentagem inferior à da Grécia e da Irlanda. Os irlandeses mais que duplicam. Clique na imagem para ver melhor.

Depois de Manuela Ferreira Leite, António Capucho e Marques Mendes, também Luís Filipe Menezes recusou, sob o eufemismo de novas funções, integrar as listas do PSD. Esta necessidade de demarcação pública face à actual direcção do PSD tem um significado.

O porta-voz de Fernando Nobre declarou que caso o presidente da AMI não consiga ser eleito presidente do Parlamento, renuncia ao mandato de deputado. Conferir aqui.

Sócrates começou hoje a receber os partidos com representação parlamentar com vista a obter um consenso alargado em torno do resgate da dívida. No momento em que escrevo foram já recebidos o PSD, o CDS-PP e o BE. A delegação social-democrata foi chefiada por Passos Coelho, que se fez acompanhar de Eduardo Catroga. A reunião durou 50 minutos, tendo o líder do PSD afirmado: «Não vale a pena partirmos para estas negociações com uma espécie de imagem de gato escondido com rabo de fora. Não precisamos de ter esqueletos no armário nos próximos três anos.» Acho bem. Segundo declarações do ministro das Finanças, «só temos dinheiro até Maio.» Fica por esclarecer o alcance das palavras de Teixeira dos Santos: até Maio significa até aos salários de Maio inclusivé, ou já não?

Etiquetas: